sexta-feira, 6 de julho de 2012

Eu também falo do caso Relvas. Ah pois é...

Toda a gente fala no facto do Ministro Miguel Relvas ter concluído a licenciatura num ano. A sério que ninguém se lembra que ele ocupou cargos como deputado da Assembleia da República de 1989 a 2005 e Secretário Geral do PSD em 2004 e 2005 sem qualquer licenciatura? Sim, porque a única experiência académica mais próxima do ensino superior que ele teve foi uma cadeira do curso de Direito concluída em 1985. Depois andou em transferências e reingressos sem fazer qualquer cadeira até 2006, ano em que se inscreveu na Universidade Lusófona. Não digo que o facto de fazer 36 cadeiras, ainda que com equivalências profissionais, num período de um ano não seja estranho. Mas acho que muita gente está a esquecer-se de que o nosso querido Ministro dos Assuntos Parlamentares andou a ocupar cargos públicos de 1987 a 2007 sem qualquer formação académica. Mais uma prova de que o factor C é a grande entrada para o mundo do trabalho neste país.

Adenda: Sim, eu sei dos casos do Lula da Silva, do Comendador Nabeiro e até do Champalimaud. Nenhum deles tinha uma licenciatura, é certo. Mas também é certo que nenhum deles quis ser o que não era, nenhum deles tirou um curso "às três pancadas" ou andou a ocupar cargos sem formação académica às escondidas do povo.

3 comentários:

  1. Mentalidade pequenina a do povinho que acha que é preciso ter um curso superior para se ser alguém na vida. Não que não seja verdade... bem diferente é mentir sobre o caso.

    ResponderEliminar
  2. Ter licenciatura não é sinal de maior inteligência ou capacidade. Ou pode não ser.
    Teoricamente será alguém mais bem preparado para determinadas coisas. Mas a experiência é sempre o mais importante.

    Não invalida que este País seja um antro de corrupção, uma mais activa, outra mais passiva.

    Enquanto não for feita justiça, estes e outros casos piores continuarão a existir.

    ResponderEliminar
  3. Disse Comendador Nabais e era Nabeiro. Enfim, as férias "emburreceram-me"...

    Vicky, eu sei que não é preciso ter um curso superior para se ser alguém na vida. Daí o facto de ter referido o Lula da Silva, etc... Mas não podes (posso tratar-te por tu?) negar que o caso do Miguel Relvas é vergonhoso.

    POC, tens (também te posso tratar por tu?) razão naquilo que dizes. A questão é que isto já se tornou um hábito em Portugal, fazer as coisas desta maneira, às escondidas. Se o homem já tinha perdido a credibilidade toda, não percebo o que é que ainda lá está a fazer. A noção de ética destes nossos líderes é coisa para me deixar enjoada.

    ResponderEliminar

E porque isto é uma selva e nós bandidos, escrevam para aí selvajarias e "bandidagens". Mas com moderação, ou como diria a grandiosa Fanny, "cuidado coa festa!"