sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"A sociedade portuguesa não está preparada para isso"

Dizer que se é a favor do casamento homossexual mas que ver beijos gay em público "mete impressão" e que se é contra a adopção por casais homossexuais porque "a sociedade portuguesa não está preparada para isso" é uma desculpa mal arranjada para a intolerância. É um disfarce mal amanhado para uma opinião que felizmente começa a mudar mas que infelizmente ainda predomina. "A sociedade portuguesa não está preparada para isto" mas tem que estar. Ou vão dizer-me que num dia de sol radioso, os portugueses no geral e os homofóbicos em particular vão acordar e pensar: "Ah, hoje sim, posso ver um casal gay a beijar-se na rua ou a andar de mãos dadas sem fazer cara de nojo! Que dia lindo!" É óbvio que não. O processo de aceitação e compreensão tem que ser gradual mas fortemente presente nas nossas vidas, não só dos adultos mas também das crianças. Ah e tal, e as crianças que depois vão sofrer na escola por terem dois pais ou duas mães? É fácil. Ensina-se às crianças bullies (que muitas vezes agem por ignorância... assim como os adultos, mas enfim) que o amor é um sentimento espontâneo e não uma obrigação da sociedade com condições parvas como a heterossexualidade. E que a tolerância e o respeito são duas coisas bonitas e úteis e assim.


Pronto, já me sinto melhor. O registo parvo recomeça no próximo post.

5 comentários:

  1. Bom post. Esse argumento de que "os miudos vão sofrer na escola" é dos argumentos que mais me enervam. Se for preciso os miúdos sofrem porque gozam com eles, porque têm óculos, porque a mãe é gorda, o pai é careca, a avó não tem dentes, a irmã é feia. O que é preciso é ensinar os miúdos a lidar com isso, a lidar com o crítica imbecil. Vamos moldar o mundo à vontade dos bullies porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Obrigada :) Lá está. Bullying vai haver sempre, seja qual for o motivo (infelizmente).

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. As crianças são más - ponto! Vai haver sempre gente a gozar e gente gozada. O que as pessoas não vêm é que se calhar até é mais fácil lidar com o bullying relacionado com pais do mesmo sexo do que por outras coisas. É mais fácil explicar a uma criança que tem é que se orgulhar por ter pais que se amam do que é gorda porque os pais a levam ao McDonalds dia sim dia não.
    A questão não é a sociedade portuguesa estar preparada para isso. A questão é a sociedade portuguesa não estar preparada para pensar nas coisas de forma séria.
    Esperança... aos pouquinhos há-de lá chegar-se.

    ResponderEliminar

E porque isto é uma selva e nós bandidos, escrevam para aí selvajarias e "bandidagens". Mas com moderação, ou como diria a grandiosa Fanny, "cuidado coa festa!"